terça-feira, 8 de maio de 2012

@Radio - O inicio

    A criação de uma rádio escolar tem como principio uma educação para, sobre e na mídia. Mas para isso acontecer é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber fazer, para que a radio escolar contribua para o pleno exercício da cidadania.
    Um dos primeiros passos para a criação da rádio é a decisão do nome da rádio ,depois a divisão de responsabilidades  e que tipo de programação será veiculada .É importante decidir o se os programas  serão noticiários ,musicais ,educativos ,e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.
    A programação, da radio  dura 15 minutos em alto volume ,podem ser destinados cinco minutos para as musicas ,cinco minutos para as noticias ,e o restante para recados 201ou outros como (divulgação d eventos ,achados e perdidos ,etc ).
    Para a montagem da radio na escola são necessários alguns equipamentos para organizar uma estrutura que possibilite ter  uma rádio completa .Os seguintes equipamentos são necessários  como:um microsystem:com CD player ,radio toca fitas e entrada para um microfone ,é necessário também  um fone de ouvido para o retorno do som em execução para a pessoa que esta no comando de som .Tem que ter  também  o sistema de alto –falantes instalado em locais estratégicos  da escola para reproduzir o que esta sendo tocado no estúdio ,quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas .o microfone também é importante para captar a voz do responsável pela locução ,e o que não pode ser esquecido é a mesa para ligar os equipamentos , o microsystem ,os microfones ,os fones de ouvido para o retorno do som.
    Então é isso que precisa para colocar a rádio escolar em funcionamento é importante também a colaboração de todos para crescer cada vez mais.

-Edson Fabiano Oliveira da Rosa.

0 comentários:

Postar um comentário